fbpx

Mamografia

A mamografia ou mastografia é um exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário.

A mamografia é como um raio X das mamas. Trata-se de um procedimento bastante simples — cuja dor é passageira.

Na hora do exame, a paciente coloca os seios entre as duas placas do mamógrafo. Assim, o aparelho comprime as mamas e gera as imagens.

Para o preparo da mamografia, pede-se apenas para as pacientes vestirem duas peças (calça ou bermuda e camiseta) e não usarem nenhum cosmético (desodorante, creme, talco etc) nas mamas e axilas no dia do exame. Além disso, recomenda-se marcá-lo entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação.

Existem contraindicações para a mamografia?

Em geral, a mamografia não é realizada em gestantes e lactantes. Quem está grávida ou amamentando pode checar a saúde das mamas por meio de outros exames, como ultrassom e ressonância magnética.

A exceção são situações em que a mamografia seja absolutamente necessária. Por exemplo, quando há suspeita do aparecimento de câncer de mama durante a gravidez.

Além disso, mulheres que colocaram prótese mamária precisam aguardar, pelo menos, 6 meses para realizá-la. E caso a paciente tenha feito algum exame com o uso de contraste venoso, deve aguardar 2 dias para a mamografia.

mamografia