fbpx

ODONTOLOGIA

É a especialidade em que o Odontólogo faz o diagnóstico e tratamento de problemas relacionados a sua saúde bucal e integridade dos dentes. Este profissional atua desenvolvendo trabalhos de prevenção com limpeza bucal e orientação a saúde bucal, além de tratamentos restaurativo dos dentes.

É a especialidade que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.

A reconstrução pode ser através de:

  • Próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes);
  • Próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura);
  • Prótese parcial removível (ponte móvel).

É o ramo da Odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo (ausência parcial ou total de dentes, congênita ou adquirida) com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários para permitir o retorno da função normal do sistema estomatognático.

É a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais. O tratamento é feito com aparelhos ortodônticos e ortopédicos que permitem alinhar e nivelar os dentes e promover crescimento ósseo para corrigir deficiências dento-faciais.

Odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal deficiências dento-faciais.