fbpx

Ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame de imagem não invasivo e indolor que produz imagens de órgão internos e tecidos em 2D e 3D com alta definição.

PARA QUE SERVE A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?  

A ressonância magnética tem um grande papel na hora de detectar, diagnosticar e monitorar o tratamento de doenças.  

COMO FUNCIONA A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?  

As ressonâncias magnéticas funcionam como ímãs que produzem um campo magnético que força os prótons presentes no corpo humano a se alinharem. Uma corrente de radiofrequência é pulsada através do paciente e quando é desligado, os sensores de ressonância magnética são capazes de detectar a energia liberada conforme os prótons se realinham com o campo magnético.  

Com base nas propriedades magnéticas coletadas durante o exame, o médico especialista é capaz de visualizar os vários tipos de tecido e estruturas do corpo humano   

Para um exame de melhor qualidade, o paciente é posicionado dentro de um aparelho de ressonância, onde deverá permanecer imóvel durante todo o procedimento. 

QUANDO A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É INDICADA?  

A ressonância magnética pode ser indicada em várias situações, principalmente para complementação diagnostica ou acompanhamento do tratamento de alguma doença em qualquer região do corpo.  

PREPARO E RECOMENDAÇÕES PARA O EXAME DE RESSONÂNCIA  

Alguns preparos são necessários para realizar o exame com segurança e eficácia. São eles:  

  • Evitar comer e beber aproximadamente 4 horas antes do preventivo, principalmente se o exame for realizado na parte do abdome.  
  • Não utilizar nenhum tipo de objeto metálico, como brincos, relógio, piercing, pulseiras, aparelho ortodôntico, etc.  
  • Em alguns casos, o paciente precisa usar contraste para realçar as imagens de algumas estruturas ou órgãos.  
  • Informe-se sobre o risco de estar com cílios e unhas postiças (a cola utilizada pode interferir em alguns procedimentos)  
  • Minutos antes de começar o exame, o paciente deverá colocar o avental descartável fornecido pela equipe responsável e assinar o termo de consentimento para, assim, iniciar o procedimento.  
      

CONTRA INDICAÇÕES DO EXAME  

O exame de ressonância magnética é contraindicado para os pacientes que possuam implantes eletrônicos, como marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo. O exame também não é recomendado para gestantes. 

ressonancia-ovnlw27r0nsemy062gs0uu8kmtofnfey5ilv1xlais