O teste ergométrico é um importante exame empregado na avaliação cardiológica. Seu diferencial se deve ao fato de o teste ocorrer com o paciente submetido a um exercício físico de maior intensidade. O exame é um meio de conseguirmos descobrir se o coração está saudável e pode ser indicado nas seguintes situações:
Como esse teste avalia nosso coração durante a atividade física, é possível diagnosticar doenças como isquemia miocárdica; arritmias cardíacas; hipertensão arterial, entre outras, além de ser possível identificar estratificação o risco de infarto do miocárdio.
Como é feito o teste ergométrico?
O teste é feito de forma simples, utilizando uma esteira ou bicicleta, aparelho de pressão e o eletrocardiograma, seguindo esses passos:
Como o exame testa a capacidade máxima de esforço do paciente, pode ocorrer exaustão durante sua realização, assim, a interrupção do exercício pode ser necessária. Além da exaustão, o exame deve ser interrompido caso haja sinais de sintomas compatíveis de isquemias ou alteração significativa do ritmo cardíaco.
O teste dura em média 20 minutos, sendo em média 10 minutos de exercício e 6 de recuperação.
Preparação para o teste ergométrico
Duas horas antes do teste, é necessário realizar uma refeição com alimentos de fácil digestão, como iogurte, maçã, banana, mamão, ameixa. Além disso, seguem algumas recomendações importante para antes do teste ergométrico: